-
Arquitetos: Bernardo Bader Architekten
- Área: 394 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Gustav Willeit
Descrição enviada pela equipe de projeto. Somos admiradores das virtudes econômicas e funcionais da "casa Bregenzerwald". Como você pode alcançar a qualidade de vida contemporânea com esta tipologia compatível com a paisagem?
Moldamos as tipologias existentes em algo único. Com alegria segundo o método de encontrar - e não o de inventar. A "casa Bregenzerwald" sempre teve um grande potencial, simplesmente pelas dimensões das casas, sua diversidade e como foram usadas. Aspectos de morar, trabalhar e armazenar - tudo acontecia em um volume sob um teto comum. Uma forma, um corpo retangular, sem protuberâncias e constrições: uma intervenção cultural precisa em um espaço natural que é tratado com respeito.
Seguindo esta maneira, a casa Buchen também pode atrair a atenção com a concentração na forma, suas dimensões e sua unidade. Um forte tema da casa é o da paisagem e topografia. Fizemos questão de intervir o mínimo possível no edifício. Em vez de um pavimento no subsolo, que requer escavação, muros de contenção e concreto, um sótão verdadeiramente grande é oferecido como alternativa. Essa abordagem gera a menor movimentação de terra possível e ajuda o projetista a posicionar as casas com precisão na paisagem.
A casa é acessada através de uma pequena varanda na frente. A partir daí, um corredor residencial longo e largo leva ao interior do edifício, um tipo clássico de corredor intermediário. A planta é organizada como um enfileiramento de câmaras, que finalmente são divididas em uma espaçosa zona de cômodos na forma de cozinha e sala de estar. As paredes das salas úmidas, a despensa e a parede do forno são moldadas em fôrmas de concreto estreitas. Estes formam o núcleo da casa e fornecem a massa de armazenamento necessária em locais funcionalmente corretos. Todos os pisos e tetos da casa, bem como as outras paredes, são revestidos em abeto de granulação fina. Apesar de pouco trabalho manual, mas muito cuidadoso dos cômodos, é possível ver como os móveis expressam o alto nível da cultura viva da "Wälderhaus".
Uma característica única da casa é o chamado "Schopf", um alpendre construído no lado ensolarado do beiral, que é integrado à estrutura da estrutura de madeira. O espaço é maravilhosamente versátil e melhora a vida familiar à medida que as estações mudam. Ele agora está lá naturalmente - como um celeiro em um prado - em um ambiente rural, um simples edifício de madeira com telhado de duas águas. Para nós, o mais importante é que foi criado valor agregado. Um valor acrescentado que não só se desenvolveu a partir da tradição, mas também da localização e da topografia, e que cria espaço nos interstícios para as necessidades atuais e de longo prazo de uma família.